Tim Burton

terça-feira, agosto 25, 2015

O Box 8 de hoje envolve muita genialidade e uma arte sombria de Tim Burton, conheça um pouco da sua história e suas obras. 

Timothy Walter Burton






Tim Burton é um dos diretores mais bem-sucedidos dos últimos tempos e também um dos mais polêmicos. Quase todos os seus filmes, de Os Fantasmas se Divertem a Alice nos País das Maravilhas, arrecadaram milhões, foram visualmente impactantes e geraram controvérsias.

Você talvez o ache um cara estranho; afinal, Burton só se veste de preto, faz filmes estranhos e desenhos com monstros. Mas ele, na verdade, é apenas um adulto com cabeça de criança, ainda tímido, que adora expressar em seus filmes tudo o que se passa em sua mente criativa.

Timothy William Burton nasceu no ano de 1958. Burton adorava desenhos e filmes de monstros, preferências que mais tarde seriam expressadas em seus próprios desenhos. Os vários anos trabalhando na Disney, deram início à evolução gradual da estética de desenhos animados góticos, reconhecida mais tarde como dotada e um estilo único.


Os Fantasmas se Divertem (1998)

FYeahTim Burton - chaserrrr


Pense em um filme que você esta assistindo e imaginando como alguém pode pensar em tudo isso porque é completamente surreal, apesar de toda estranheza é muito divertido e para época um tanto quanto inovador. O filme ganhou Oscar de Melhor Maquiagem e não é para menos. Depois de assistir te desafio a falar ''Besouro Suco'' três vezes e não ter um pouco de esperança dele esparecer.  

Edward Mão de Tesoura (1990)

Untitled

Um dos meus romances favoritos na história e não é só porque tem Johnny e Winona que eu particularmente vou ter uma crush eterna, ele é um filme peculiar e com uma fotografia incrível. Não tem como não se apaixonar por esse filme, até mesmo Tim Burton o considera como seu melhor feito e foi em Edward que a amizade de Tim e Johnny começou. 

O Estranho mundo de Jack (1993)

Jack the 🎃 King

Quem nunca teve curiosidade de saber como seria uma cidade do Halloween? Tim Burton conseguiu nos proporcionar esse filme que não deixaram mais dúvidas, entre outros mundos fantásticos como a cidade do Natal que é onde Jack se encanta com tanta alegria. Esse filme foi feito com vários bonecos e tem 24 quadros por segundo para capturar seus movimentos, foram necessários 13 animadores, 100 cameramen especialmente treinados para o trabalho e 19 estúdios com os 230 cenários, Segundo a equipe, a cena mais difícil de se fazer de todo o filme foi aquela em que Jack pega a maçaneta da Cidade do Natal. Ali é possível ver o reflexo de toda a floresta atrás de Jack, incluindo o rosto do esqueleto. (imagina a trabalheira que deu, ufa!!)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)


O longa é uma refilmagem mas não perdeu o seu encanto nos relembrando exatamente como era ser criança, a interpretação dos personagens são ótimas mas a de Freedie Highmore impecável. As curiosidades: O personagem Dr. Wonka foi criado especialmente para o filme, na intenção de dar ao personagem Willy Wonka um pouco de história familiar. A Nestlé providenciou 1850 barras de chocolate verdadeiro para os sets de filmagens, foram usados 206.563 galões de chocolate falso para compôr o rio de chocolate. Só de ver os doces a gente já fica com vontade de sair comendo! Recomendo passar no mercado e comprar alguns para poder assistir sem água na boca. 


A Noiva cadáver (2005)


Adoro esse filme porque ele é mais uma animação poética do Tim Burton, a história é maravilhosa como um romance sombrio até porque se passa em uma época em que os romances eram arranjados por puro interesse, é claro que o humor negro esta presente como em todos os filmes. Assim como O Estranho Mundo de Jack foi feito em stop-motion, e com pessoas que Burton esta acostumado a trabalhar Johnny, Helena, Christopher Lee e Albert Finney.

Sweeney Todd: O barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Untitled

Este é o meu musical preferido na história da minha vida como sempre a tragédia toma conta do filme inteiro, Johnny e Helena juntos novamente, um casal de enamorados que nos encanta principalmente porque ''I seeeee you, Johaaaaaanna'' vai ficar pra sempre na sua cabeça obrigado Jamie Campbell!! Sweeney Todd era antes uma peça de teatro, o longa ganhou Oscar de Melhor Direção de Arte, o Globo de Ouro Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator - Comédia/Musical - Johnny Depp.


Frankenweenie (2012)


Só quem teve um animal de estimação e o perdeu sabe o que se passa no coração de Victor Frankenstein por causa de seu cachorro Sparky, depois de uma fatalidade acaba fazendo a experiência que aprendeu na escola sobre tecidos nervosos estimulados com corrente elétrica criando assim seu cachorro/Frankenstein. O filme é em preto e branco e pode ser visto em 3D, é o primeiro filme de animação que Tim Burton dirigiu para a Disney, todos os personagens são baseados em desenhos que ele fez, alguns dos desenhos em 1984 quando o curta original live-action foi feito e os outros foram feitos por ele especialmente para esta versão da animação em longa-metragem, o nome dos personagens são baseados em filmes de terror clássicos como Drácula e é claro Frankenstein. E uma das dubladoras é a minha querida Winona.


Grandes Olhos (2014)




Confesso que não sou muito chegada em filmes de drama mas resolvi assistir este porque tinha um pouco de comédia também, uma das coisas que mais me chamaram a atenção é que por trás da história de Margaret Ulbrich que prova mais do que nunca que “Atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher”, Amy Adams como sempre nos presenteia com uma atuação maravilhosa e Tim Burton nos apresenta um filme com qualidade e maturidade que não deixa de ter a sua marca. Vamos as curiosidades quando Margaret e Walter estão pintando na frente do palácio São Francisco de Belas Artes, a verdadeira Margaret Keane pode ser vista lendo um livro no banco do parque atrás deles. Amy Adams ganhou o Globo de Ouro 2015 por Melhor Atriz - Comédia ou Musical por sua performance neste filme.
Fonte: Livro - O Estranho Mundo de Tim Burton, Wikipédia, Adoro Cinema, Omelete. 



Existem muito outros filmes que ele fez e vale a pena ser assistido como Batman- O Filme, Batman - O Retorno, Batman Eternamente, A lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Alice no país das Maravilhas, Sombras da Noite, Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, Planeta dos Macacos, Abraham lincoln - O Caçador de Vampiros, Vincent entre outros...  É muito bom ver o mundo com os ''olhos'' de outra pessoa e para mim não exite alguém melhor do que Tim Burton para nos retirar da realidade com tanta competência. 


Todas as fotos utilizadas neste blog são retiradas do Google e aplicativo We Heart It. São escolhidas de acordo com o tema da postagem. 


Veja Também:

0 comentários

Formulário de contato