Dicas de Fotografia

sexta-feira, agosto 14, 2015

Bruno Bezerra é um ótimo profissional. Fui indicada para fazer um ensaio com ele e se tornou um grande amigo. Pra quem não se lembra, já esteve na nossa coluna sobre profissões. Você pode ver esse post clicando aqui. Hoje, ele nos dá algumas dicas de como nossas fotos podem ficar mais divertidas e bonitas. De quebra, te indico alguns aplicativos que vão dar um toque especial pra edição. Chega mais!


Imagem de polaroid, photography, and photo




Como vocês provavelmente não me conhecem, meu nome é Bruno! Eu trabalho com fotografia há alguns anos, então a Mari me convidou pra dar algumas dicas principalmente para as pessoas que se desesperam por não ter uma bolsa cheia de equipamentos.



E QUE HAJA LUZ!

Apesar de achar que eu já vi essa frase em algum lugar, sim, esse é o principal ponto a se prestar atenção. Muitas pessoas se surpreendem com o resultado das minhas fotos, principalmente quando me vêem fotografando alguém em uma porta de bar (É assim que eu chamo esse tipo de porta, se esse não é o nome verdadeiro, por favor, me avisem).

Essa foto foi feita com um simples celular!




As pessoas geralmente olham a fonte, o prédio, as flores, mas nunca se importam com a luz.
Claro que fazer uma foto com um cenário legal é sempre bacana, mas sem uma luz boa, a foto provavelmente não ficará legal.
Um exemplo que eu sempre uso, ano passado eu e minha namorada viajamos para a Argentina.
Logo na primeira manhã ela quis fazer uma selfie em frente a casa rosada (ponto turístico e não leva mais de 10 minutos pra ver algum turista pagando mico) e eu todo chatão disse que não. Por quê?

O sol estava atrás da Casa Rosada e como estávamos apenas com o celular, o céu da foto ficaria assim:




Então continuamos o passeio e voltamos mais tarde, horário em que o sol nos iluminaria de frente, tipo assim:


E esse é o resultado!


Agora a foto parece mais viva, colorida, com um céu azul! Muito melhor, certo?

Sabe quando o sol bate nas árvores e as sombras formam uma confusão no chão?
Já pensou em colocar alguém deitado nos pequenos pontos de luz que vazam entre as folhas?
Isso pode até parecer meio doido, no meio de um monte de gente, até meio constrangedor, mas olha o resultado!






Exatamente o mesmo tipo de iluminação foi usado aqui!






Sem flash, sem tripé, sem parafernália nenhuma. Apenas a luz do sol e uma câmera ;)

E se não tiver o sol disponível?  Luz existe em qualquer lugar!

Como a Mari já modelou pra mim algumas vezes, material com ela é o que não falta, essa aqui é uma das minhas favoritas!


A única luz iluminando ela vem da luminária em cima de uma mesa comum.
Quer mais exemplos desse tipo de iluminação?





 Acho que deu pra entender como a luz faz muita diferença, né?


Agora como colocar isso na prática?

Vocês podem reparar como em todas essas fotos eu fiz questão de que o rosto ficasse bem iluminado, mas ainda assim com um pouquinho de sombra, isso ajuda a dar volume na fotografia.
É fácil achar boa luz em qualquer lugar? Talvez no começo possa parecer difícil, mas com um pouquinho de treino, logo você chega lá.
É preciso treinar o olhar, assim como várias outras coisas na vida.
Michael Jordan treinou muito antes de se tornar o astro do basquete, assim como os Beatles tocaram muito antes de mudar o mundo da música e o Senna gastou horas num kart antes de se tornar o maior piloto de todos.

Agora pegue a sua câmera, o seu celular e vá fotografar!

Mas antes disso, na minha adolescência eu ouvi algo que mudou a minha forma de enxergar o mundo e talvez sirva pra você também.

“Você não precisa ser melhor que ninguém, só precisa ser melhor do que era semana passada”

Conheça um pouquinho mais do meu trabalho nos meus sites:


www.brunobezerrafotografia.com


www.yellowimagem.com.br


E também, a página no facebook! Não deixa de curtir e conferir o conteúdo:




Gostou das dicas? Deixa nos comentários o que você achou do post e deixe suas fotos também. E se você gosta de filtros e aplicativos pra deixar sua foto mais legal, esses são os apps que eu uso e recomendo:



 VSCOcam: O queridinho. Tem filtros diferenciados e diversas ferramentas pra deixar sua foto mais ''cool''. App gratuito.

Rookie: Não foge muito do VSCO, mas as opções de filtro são maiores e você pode acrescentar textos e molduras. Até mesmo sobreposições. App gratuito e alguns filtros são pagos. 

InstaSize/Fotorus: Dois dos melhores aplicativos para editar fotos. Pra quem não gosta de cortar as fotos no instagram e procura filtros diferentes, recomendo. Apps gratuitos. 


Filtergram: Como eu não compro nenhum aplicativo, queria algo que chegasse perto do Afterlight. Filtergram é o que mais se aproxima. Quando eu baixei era gratuito. Agora, ele é pago.




We Heart It: O melhor aplicativo do mundo! Sério, se você ainda não conhece: SE JOGA. Além dele te inspirar com fotos todos os dias, podemos criar coleções. É só criar um conta por lá e dividir seu conteúdo com amigos e pessoas do mundo todo. Pode buscar por tema com #tag especifica ou até mesmo puxar imagens que gosta do tumblr, sites em geral com o botão heart que você instala na sua barrinha de ferramentas. Vale a pena. Eu tenho e vocês podem me acompanhar por lá: http://weheartit.com/timeisdancing




Espero que tenham gostado das dicas. Não deixa de conferir o site e o face do Bruno. Trabalho atualizado todos os dias e  cheio de inspirações! Por lá você também encontra os ensaios comigo.

Tem sugestões de apps ou alguma coisa bacana pra compartilhar conosco? Deixa nos comentários. 

Fotos: Bruno Bezerra Fotografia. Arquivo Pessoal.


Veja Também:

0 comentários

Formulário de contato