EcológicaTur: Observação das Baleias Franca

quarta-feira, setembro 16, 2015

"Turistar" por ai é sempre muito bom, agora imagina quando você tem a oportunidade de observar baleias em seu habitat natural, ouvir suas respirações e ter um show de saltos? Foi isso que vivi no fim de semana e vou contar um pouco para vocês. 


Foto: Arquivo Pessoal Praia do Rosa

EcológicaTur me foi apresentada através de uma amiga decidimos então viajar para a Praia do Rosa em Santa Catarina com elas para a Observação das Baleias Franca, gente eu nunca pensei que pudesse existir esse tipo de turismo por aqui, de verdade. Sempre fui uma pessoa que gosta de contato com a natureza fiquei contando os dias nos dedos para que chegasse logo. Cátia que é dona da agencia está de parabéns pela iniciativa. 

Viajamos sexta durante a noite para aproveitar o sábado, pode ser que você já tenha ouvido/conhecido alguém que disse que já foi para o litoral de Santa Catarina e nunca viu baleia vou te explicar um dos motivos, a área é muito grande e as biólogas que viajam com a gente tem contato com o Instituto Baleia Franca, biólogo e estagiários ficam monitorando elas por isso nós vamos direto para o local onde elas estavam. O primeiro lugar foi a praia do Siriú, chegamos esperamos um pouquinho e começou o show apesar de estar um pouco longe a emoção é muito forte, pessoas do grupo vibravam enquanto as baleias davam seus saltos é algo que nenhuma palavra poderia descrever. 




O segundo lugar foi na praia da Gamboa lá conseguimos ver elas bem mais perto e até ouvir suas respirações, infelizmente alguns ''seres humanos'' ficam sobrevoando bem em cima das baleias com helicópteros, gente o bom senso deles não existe pois as espantaram, se todo aquele barulho já nos incomoda imagina elas. Naquela praia conversando com uma residente ela nos contou que um dia antes havia 14 baleias no local e os helicópteros não paravam de sobrevoar. Infelizmente existe um projeto para construir um heliporto naquele local um dos biólogos estava de coração partido por tomarem esse tipo de decisão já que desse jeito as baleias podem não voltar mais. 

Depois de ver as baleias se distanciarem a fome bateu e o grupo seguiu para o almoço em um restaurante lindo chamado Naponte Bistrô & Pizzaria que a dona é uma das biólogas que estavam nos acompanhando no passeio. Deve ser um privilégio almoçar com aquela vista todos os dias. Depois de almoçar a gente foi para o Vida Sol e Mar Ecoresort & Beach Village na Praia do Rosa imagina um lugar maravilhoso e multiplica, ainda não é o suficiente para descrever o que é, só indo para se dar conta da beleza que é aquele lugar, não é atoa que esta entre as 30 baías mais belas do mundo. 

Claro que não fiquei só no Ecoresort assim que tive a oportunidade a tarde fui andar no centrinho e fazer umas compras, confesso que queria ter levado mais dinheiro para comprar tudo o que eu gostava, e para você que não conhece fica a dica de que a vida noturna lá existe sim e é Beleza Pura. A programação da viagem era uma trilha para a Praia Vermelha no domingo de manhã, acordei cedo curti uma praia e depois o grupo foi para a trilha no alto a vista era melhor ainda, com a Cátia e uma amiga dela que é guia turística da região nos explicando tudo. 

Curiosidades:


Na Praia do Rosa pode se encontrar golfinhos, tartarugas, pinguins entre outros animais. (Aposto que você não sabia disso).

Antigamente era permitido chegar até as Baleias Franca de barco já que elas são animais super dóceis, infelizmente essa prática foi proibida, mas talvez mais para a frente seja liberada. E não pense que é qualquer barco, tem uma embarcação feita especialmente para essa finalidade. Vai que você tem a sorte de estar liberado quando for, se já é emocionante de longe imagina vendo de pertinho. Pode entrar no site do Instituto e saiba como ajudar ou fazer parte da equipe aqui


Sobre a EcológicaTur:


Eles fazem viagens nacionais e internacionais com preço justo, pode ir pessoas de qualquer idade, entre no site e confira suas histórias, dicas de viagem, próximas viagens. Dentre os destinos estão Ilha de Superagui, Guaraqueçaba e Salto Morato, Ilha das Peças o Paraíso dos Golfinhos, Pantanal e Bonito.




O conhecimento que adquiri ao longo da viagem é impressionante são coisas que eu nunca sequer imaginei agradeço a Cátia e todas as pessoas envolvidas por me dar de presente tudo isso, com certeza farei outra viagem com elas e indico a todos que tiverem curiosidade, todos que são amantes da natureza ou pelo menos simpatizantes, faça uma viagem ''Ecoturistica'' que é bem melhor do que ''só ir'' para o lugar. 



Veja Também:

2 comentários

  1. Que delicia de lugar, imagino que deve ter sido demais esse passeio,você fez vlog se sim passa o link beijokas!!

    oieee...lindas as cores dos seus esmaltes,Amo azul troco de cor umas 2 veses na semana hahah....
    adorei conhecer seu blog vc é uma fofa beijokas!!!

    http://www.dicasdamylla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é um lugar encantador, não temos vlog!! Que bom que gostou do nosso blog volte mais vezes. Beijos!

      Excluir

Formulário de contato