Resenha: Faça a coisa certa.

quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Faça a coisa certa.
Direção:Spike Lee
Ano 1989





   O relato o corre por volta do ano 1970, no Brooklin, um lugar conhecido por um histórico violento, decorrente dos grandes conflitos raciais e uma grande diversidade cultural. Estes aspectos refletiam literalmente a flor da pele, o movimento negro crescia após o augi da segregação racial, o estopim da revolta negra já havia sido aceso, essa revolta refletiu em inúmeros fatos marcantes na época. Dois grandes líderes revolucionários de cor, Malcolm X e Martin Luther King, alavancaram o movimento e a luta por direitos do povo negro.

 Faça a coisa certa é um relato cômico de toda essa divergência racial e como todas as culturas se deparam com esse fato. O diretor Spike Lee, capita a visão de seus personagens e suas respectivas culturas, deixando espaço para a visão pessoal de cada ser. Os negros com o fardo de séculos possuem um julgamento talvez um tanto invertido das demais culturas e etnias. Na visão do diretor uma autentica empreitada de dois sentimentos o amor e ódio. Um povo oprimido que busca respeito e justiça. Porem com um senso de justiça um tanto quanto contraditório.

    Tudo se passa em um dia dos mais quentes da estação, e isso influencia diretamente no ânimo dos personagens. Incrível, como a intolerância em um dia muito quente, pode trazer o inferno a terra.  

    A população negra menos favorecida e desprovida de empregos, levava sua vida da maneira que podia. Tratados como a escória da humanidade por policiais brancos, italianos, japoneses, latinos. A vida não chegou nem perto de ser fácil. Porem a visão do autor relata um povo guerreiro, que de costume vestiu a camisa de sua raça. Com o intuito de obter um espaço e respeito na sociedade.

    As cenas marcantes ocorrem na pizzaria do Sal “Danny Aiello”, um migrante italiano que se estabilizou vendendo pedaços de pizza para a população. A trama começa a tomar contexto quando um morador Buggin Out “Giancarlo Espósito” questiona Sal por não ter o retrato de nenhuma personalidade negra em sua parede, sempre com diálogos ásperos e grosseiros ao desenrolar da trama, uso de vocabulário totalmente racista e improprio, Sal de um modo italiano o responde que a pizzaria o pertence e ele faz o que bem entender. Já Buggin Out acredita que isso é um ato racial e inadmissível, buscando um boicote a pizzaria.

    Ao decorrer da trama inúmeros conflitos e diálogos colocando como reflexão raça e culturas, a discriminação totalmente exposta, em um ambiente hostil.
    Propiciando a possibilidade de uma tragédia futura. O amor e o ódio caminham lado a lado, porem nessa trama o ódio levou a melhor.

    O diretor induz que a violência e selvageria não tem raça, crença ou cor. Recomendo este filme, uma grande reflexão de nosso passado violento, que reflete em vários aspectos os dias de hoje. 



Uma das cenas mais impactantes de Faça a Coisa Certa é, ao mesmo tempo, a mais realista e a mais fantasiosa. Numa sequência de cortes rápidos, representantes de várias etnias que moram nos EUA, olhando para a câmera e quebrando a quarta parede, disparam xingamentos e ofensas uns ao outros, usando dos estereótipos aos quais cada grupos sociais são conhecidos. Os insultos, estão lá, durante todo o filme, velados, e só saem diretamente nessa cena específica.

ELENCO





DANNY AIELLO



GIANCARLO ESPOSITO




JOHN TORTURRO





SAMUEL L. JACKSON



Para quem é bom apreciador de clássicos, essa obra não pode passar !


Resenha feita por : 

   Lucas Ribeiro
@luksribeiro_




 
 
  




Veja Também:

0 comentários

Formulário de contato