Intercâmbio: Canadá

segunda-feira, agosto 25, 2014

Quem nunca quis estudar fora por um tempo, conhecer ares estrangeiros, aperfeiçoar uma segunda língua que gostamos/precisamos, mas eu só quero ficar um tempo ''turistando'' por ai? Porque não? O post de hoje vai falar sobre alguns intercâmbistas que foram para o Canadá e não, nenhum chama Luiza.


Conheçam então Rennan, 23 anos de Pinhais-PR ''Fazer um intercâmbio requer muito mais que uma simples vontade de conhecer outro país e outra cultura. Quando eu decidi fazer esse meu intercâmbio eu procurei uma agência pra me informar qual era o melhor lugar pra aprimorar o pouco de inglês que eu tinha e de acordo com a minha busca (que era estudo e trabalho ao mesmo tempo) me indicaram o Canadá. Estudei na ILSC, uma escola muito boa e bem localizada que ficava próxima ao maior shopping de Toronto, o EATON CENTRE. Toronto no inverno é uma cidade maravilhosa, temos uma famosa atração no centro da cidade que é o Ice Skating (Patinação no gelo) que é muito divertido pra se fazer junto com os amigos ou família. O dia clareia muito tarde e anoitece muito cedo no inverno canadense, então é muito comum pra quem mora em Homestay jantar as 18h00min, algo tradicional da região. Outra diversão muito procurada em Toronto é o Snow Ski (Esquiar na neve), pois próximo a Toronto temos muitas montanhas como a Snow Valley.Pra quem gosta de uma boa balada brasileira temos em Toronto o Maná Bar na College, local muito divertido com músicas típicas brasileiras.










Meu foco nesse intercambio era trabalhar e estudar ao mesmo tempo e segundo a

agência no Brasil era muito fácil arrumar emprego no Canadá, mas a realidade lá é bem diferente, as oportunidades de emprego são mínimas e quando você acha alguma coisa pra fazer é sempre serviço de limpeza. Cafeterias e outros estabelecimentos não gostam de contratar estudantes porque temos visto limitado de trabalho e nosso período de trabalho é muito curto pra eles investirem em treinamento etc. Questão de salário eles pagam geralmente o mínimo que é 11$ a hora e em serviços que exigem o SIN Card, eles descontam um percentual sobre esse valor. Estudar e trabalhar ao mesmo tempo também complica para arrumar emprego, porque se você não estuda você perde o visto de trabalho, mas quando você vai procurar emprego na maioria das vezes é período integral e não tem como faltar pra trabalhar e as escolas funcionam de manhã ate as 16h00 geralmente.  





Os pontos turísticos de Toronto são bem diferentes mas não tão famosos, o mais conhecido da cidade é a CN Tower, uma torre de 457m de altura que nos possibilita ter uma visão panorâmica de Toronto. Do lado temos o aquário que é muito bonito e diferente dos outros, temos Toronto Island, que são as ilhas de Toronto, lugar bonito pra se fazer um piquenique no verão e andar de bicicleta. A 128km de Toronto temos a famosa Niagara Falls, as cataratas do Niagara. Toronto é muito bom para fazer compras também, nas épocas certa é possível pegar descontos de ate 90% mas como tudo que é bom tem o seu lado ruim, tudo que você compra no Canadá tem uma taxa de 13% sobre o produto, isso em lojas, restaurantes. No geral fazer um intercâmbio em uma cidade grande e tão cheia de estrangeiros como Toronto é um grande desafio, mas no final quando você entra no avião e para pra refletir, vê que tudo valeu muito à pena e se fosse preciso repetiria tudo novamente porque a bagagem cultural e experiência de vida que você traz pra casa são imensuráveis. Viagem maravilhosa.''





Na visão da Patrícia, 26 anos que mora em Caruaru-PE ''Fazer um intercâmbio sempre foi um sonho antigo, que vinha sendo adiado até esse ano. Decidi aproveitar minhas férias no trabalho para não só viajar, mas também aperfeiçoar meu inglês, e confesso que acabei me dando 30 dias de uma experiência que marcou pra sempre minha vida.

A cidade escolhida foi Toronto e a época (Maio) não poderia ser mais propícia, finalzinho de inverno e começo de primavera. Eu tinha noção de que Toronto era uma cidade multicultural, mas nunca imaginei a proporção disso. Por lá, você encontra de tudo (coreanos, colombianos, suíços, ucranianos, árabes, indianos...) MENOS canadenses ! É impressionante o quanto a cidade é tomada por pessoas tão diferentes e o quanto todos convivem bem com essas diferenças. Se comparada ao Brasil é óbvio que notaremos logo que os Canadenses nos dão aula nos quesitos educação, saúde, transporte público, organização e em relação a própria qualidade de vida que é oferecida a seus moradores. Mas como em qualquer lugar do mundo, se você parar para questionar os que moram lá eles facilmente te listarão algumas coisas que precisariam ser mudadas/melhoradas por lá.



Por já ter um inglês bom, não senti muita dificuldade para me relacionar com as pessoas nem para me deslocar para onde queria ir por lá. A escola que fiquei (ILSC) era bem localizada, mas tinha muitos Brasileiros, e por mais que você diga que não quer conviver com eles para aperfeiçoar seu inglês isso é impossível. A solução encontrada era falar inglês o tempo todo mesmo com os brasileiros (mesmo por telefone e sms), e sempre tentar andar com alguém de outro país, pois nos reforçava a importância de falar inglês (língua que todos compreendiam). Bebida alcoólica por lá só é vendida em locais específicos (CBO) e com identidade (para maiores de 19 anos), Balada geralmente é free até às 23h e todas param de vender bebidas às 2am (a balada acaba não durando muito após esse ‘toque de recolher’), o metrô quebra com mais frequência do que imaginamos (e quando isso ocorre a cidade se torna um caos), andando pelas ruas as vezes eles te oferecem vários brindes tipo shampoo, chocolate, redbull... (pode aceitar, não é pegadinha, nem chocolate envenenado hahaha), as coisas por lá não são tão baratas (principalmente se você comparar aos preços dos EUA) mas quando comparadas ao Brasil valem muito a pena, o comércio por lá só abre a partir das 9h, táxi é bem caro por isso todos preferem o transporte público.





Enfim, 30 dias aparentemente é pouco tempo para se “desvendar” um país, de fato eu gostaria de ter tido mais tempo pra aproveitar e conhecer o Canadá, mas digo com muita convicção que é tempo suficiente pra você fazer grandes amizades, conhecer vários lugares, aprender uma nova língua, aprender sobre outras culturas, colher lembranças que te acompanharão pro resto da vida e principalmente aprender sobre você mesmo. Quem volta de uma experiência dessa volta mais confiante em si, mais independente, mais tolerante, dando mais valor a família e amigos, e sem dúvida alguma já volta pensando em quando será sua próxima viagem.''



Muitas dúvidas podem ter sido esclarecidas ou pode ter criado ainda mais, mas se estava pensando em fazer uma viagem de intercâmbio para o Canadá espero ter ajudado com as histórias de quem realmente esteve por lá. O blog vai contar outras como esta que acontecem no nosso cotidiano e círculo de amigos.

Todas as fotos utilizadas neste blog são retiradas do Google e aplicativo We Heart It. São escolhidas de acordo com o tema da postagem.

Veja Também:

0 comentários

Formulário de contato