Intercâmbio na Alemanha

quarta-feira, outubro 29, 2014

Voltamos com mais um post especial de viagem. Nossa amiga Nathaly passou alguns meses na Alemanha e conta um pouco da sua experiência. Se você pensa em ir pra lá, já anota as dicas e boa viagem!



Já no final da minha graduação em Letras Português – Alemão, consegui uma bolsa que me possibilitou realizar um intercâmbio de um semestre na Alemanha. Eu nunca pensei muito em estudar fora por achar algo impossível, na real. Estudei na Universität zu Köln, na cidade de Colônia, uma das maiores do país. Seria minha primeira viagem ao exterior e primeira vez morando sozinha. Em resumo, eu viveria uma vida completamente nova. No começo eram as burocracias: fazer o registro na cidade, abrir a conta no banco, resolver tudo com a universidade, me instalar na moradia estudantil, tirar o visto. Por mais que o inglês pudesse ser um suporte, tudo deveria ser feito em alemão – bom, eu estudo alemão desde 2009 e por mais assustador que fosse, era quase uma obrigação minha colocar em prática o que aprendi nesse tempo, né? É, mas foi complicado. A sorte é que todo mundo sempre foi muito prestativo e paciente comigo e com os outros intercambistas (que eram inúmeros, uma vez que Colônia recebe muita, muita gente de fora pra estudar), então as coisas se resolviam.

Morar sozinha foi bem legal, ainda mais porque eu só estudava e não precisava trabalhar, o que é completamente oposto à minha rotina em São Paulo. Eu fazia meus horários, podia escolher dormir até mais tarde e estudar à noite pra alguma prova, sair aos finais de semana sem pensar que isso poderia prejudicar meus estudos...Enfim, foi ótimo!


Colônia é uma cidade maravilhosa, com uma hospitalidade incrível e uma vida estudantil super legal. É considerada turística por causa da Dom (catedral) de lá: durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi destruída, mas a Dom resistiu às bombas. Algumas fotos da época mostram tudo em ruínas, mas a Dom lá, toda imponente. Ela é gigantesca e conhecida por não sair inteira em nenhuma foto (só nas aéreas), de tão grandiosa!

Por ser uma cidade ''grande'', de vez em quando me sentia em São Paulo, enfrentando os mesmos problemas – dadas as devidas proporções. Exemplo: chove muito lá e quando a chuva é forte, tudo pára. A cidade não funciona, os trens não rodam... Ou seja: São Paulo!

Bom, por mais que eu pudesse trabalhar, quis só estudar: eu tinha a bolsa da universidade e preferi me dedicar a melhorar o alemão, sendo esse o real motivo d'eu ter ido viajar.




Conheci gente do mundo todo, e acho que essa é uma das melhores experiências quando se mora fora. Era Copa do Mundo e eu estava assistindo ao jogo Brasil x Croácia com meu amigo croata. Quando que isso poderia acontecer? Só em um intercâmbio!

Sobre o custo de vida... bem, é uma cidade considerada cara (a quarta mais cara da Alemanha, se não me engano), mas eu não achava nada absurdo. Você pode ir ao mercado (são umas 4 ou 5 opções de mercados grandes) e comprar muitos produtos da marca local, o que te faz economizar uma boa grana. Com 600 euros é possível pagar moradia (250 euros, mais ou menos), alimentação, transporte e lazer, ainda sobrando um dinheiro pra viajar. O transporte é BEEEEM caro, em média 2,80 euros o bilhete simples, mas estudante paga só uma taxa semestral e ganha um cartão que permite viajar por todo o estado da Renânia do Norte-Vestfália (sim, não só por Colônia, mas por todo o estado!). A taxa pro semestre de verão foi de 230 euros.

Outra coisa legal é o fato dos países europeus serem pequenos: isso garante uma mobilidade muito maior do que a que temos no Brasil, por exemplo. Eu viajava por oito horas de ônibus e chegava em Amsterdam. Três horas de avião e estava em Roma. Aqui, em seis horas de ônibus chegamos ao Rio e, em três de avião, em Brasília, eu acho. Mas isso é culpa das dimensões continentais do nosso país, né, não tem muito o que ser feito. Visitei algumas cidades da Alemanha – Berlin é o melhor lugar do universo e Hamburg é uma grande Rua Augusta – e algumas outras fora: Cracóvia, na Polônia, foi minha última viagem antes de voltar pra São Paulo. Eu queria visitar os campos de concentração em Auschwitz, mas acabei me encantando pela cidade (não pelos campos, pela cidade mesmo! Os campos ficavam um pouco distantes e foi uma experiência bem marcante, inclusive). Agora recomendo a Cracóvia pra todo mundo: uma cidade fofa, mega barata (como todo o leste europeu, o paraíso do estudante bolsista e sem grana), com pessoas super simpáticas. Também gostei bastante de Praga, Viena, Amsterdam e Roma – ah, Roma é o Brasil na Europa.










Os sete meses (pois cheguei em fevereiro e voltei em setembro) passaram muito rápido. Eu acho que é pouco tempo pra quem quer internalizar um idioma, pois quando a gente se adapta ao lugar e pensa 'AGORA VAI', já é hora de voltar. Não troco o Brasil pra morar fora, mas queria ficar mais um semestre na Alemanha, sim, por causa do estudo. Pra quem estuda alemão, seja só o idioma ou como graduação, eu recomendo muito essa vivência no exterior. Seja na Alemanha ou na Áustria (a Suiça tem um alemão estranho, gente, desculpa), vai ser a melhor coisa pra sua vida e pras áreas profissional e acadêmica :)




E ai, gostaram da História da Nathaly? Conhece alguém que tem uma experiência bacana pra nos contar? Manda pra gente! Em breve, mais entrevistas e postagens temáticas!

Todas as fotos utilizadas neste blog são retiradas do Google e aplicativo We Heart It. São escolhidas de acordo com o tema da postagem. 

Veja Também:

1 comentários

  1. Amei o post , sou apaixonada por viajar e com toda a certeza Alemanha esta na minha lista ! venha conhecer o meu blog , ficarei muito feliz com a sua visita ! beeijos www.fiodeouroblog.com.br

    ResponderExcluir

Formulário de contato