Qual Profissão Escolher?

quarta-feira, julho 08, 2015

Quem ai estava com saudades de um post sobre profissão? Para quem não lembra é só clicar aqui. Neste temos novas histórias para te ajudar a escolher um caminho.


Imagem de study, school, and study hard


Arquitetura

Mariana Oliveira

20 anos

Desde pequena sempre gostei de recortar, desenhar e qualquer tipo de trabalho manual que envolvia criar, mas também sempre fui apaixonada por matemática, números são na sua essência, a meu ver, algo lógico e que existe em tudo, algo mais fácil de lidar, do que palavras. Esse amor entre arte e matemática me levou a diversas dúvidas e duas escolhas.



Em 2011 concluí o ensino médio, fiquei um ano parada e nesse ano a dúvida pairou na minha cabeça, o que eu deveria cursar? Fui pesquisando cursos, grades curriculares e me identifiquei demais com engenharia civil, decidi fazer tal curso, logo em 2013 quando iniciei, me aventurei também em fazer artesanatos que é uma coisa que amo desde pequena, pesquisei diversas artesãs, ideias e afins. Me dediquei a duas coisas totalmente diferentes, e não me arrependo de forma alguma, pois as duas fazem parte do que amo. O artesanato que faço é voltado para o feltro, tecido em que podemos criar bonecos e tudo que você possa imaginar, me possibilita criar, viajar, costurar, cortar, enfim fazer essa parte da arte que eu amo.






Engenharia me possibilita a conhecer mais sobre calculo, estruturas, construções e afins. Cheguei a trabalhar na área, trabalhei com a parte de desenhos, projetos de futuros apartamentos, o que também me proporcionou indiretamente a arte, nesse meio conheci a Arquitetura, que pra mim, era algo que eu conhecia superficialmente, sempre ficava impressionada com maquetes arquitetônicas e todos os trabalhos que eu via alunos da minha universidade confeccionando. Nesse trabalho, conheci os dois lados, engenharia e arquitetura, percebi então que a arquitetura tem o lado da construção, que é o que me chamava atenção na engenharia e também me permite criar as mais diferentes estruturas.
Hoje tranquei engenharia, deixei mestres e amigos maravilhosos, mas sai com a certeza de que arquitetura é realmente o que eu quero, também continuo com meus artesanatos que amo e sou bancária.

Assumo que minha vida profissional é totalmente estranha, nada se encaixa, mas me sinto muito feliz com tudo que faço. Confesso que é tudo muito corrido, faculdade, trabalho e também encomendas para pessoas do Brasil inteiro. Hoje o artesanato não é muito valorizado, então levo como um hobby/segunda profissão, mas quem sabe algum dia eu não leve como profissão de verdade. Tenho o apoio da minha família em tudo e acredito que isso é primordial, me dá convicção de que tudo é possível se eu me dedicar.


Gostou dos trabalhos da Mari? Para ver mais e encomendar um para você é só entrar na página Mãos Mágicas Ateliê.



Química

Cézar Augusto Lúcio  
22 anos

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” – Lavoisier.

Tenho quase certeza que todo mundo já escutou essa frase algum dia. Na escola ou num livro. Só depois de começar a estudar Química que enxerguei a beleza nessa frase. O mundo é um laboratório de química, onde reações ocorrem a todo instante! A Natureza não para pra descansar e gera vida e mais vida a cada piscar de olhos.

Mas como esse amor por ela surgiu? Então, desde criança eu era o nerd da minha sala. Não tinha como fugir: eu amo estudar, ler e tudo mais que um bom nerd gosta. No meu último ano de escola, decidi fazer algum curso técnico e o que mais me agradou foi o de química. Sou muito fã de Harry Potter, então me sentia sempre numa aula de Poções no laboratório. Era hilário! Adorei tanto o curso, que decidi continuar os estudos de química na graduação. Hoje estou no último semestre de Licenciatura em Química, na Universidade Metodista de Piracicaba. Quando terminar a graduação, estarei apto para ministrar aulas no o Ensino Médio ou trabalhar numa indústria, em qualquer área de química. Como um bom nerd que sou, já me decide que após terminar essa graduação iniciarei outra na área de Engenharia Química – se meu cérebro não derreter até lá.

O mercado hoje sente muita falta de profissionais da área de química. O curso é trabalhoso e a responsabilidade de um químico é enorme perante a empresa. O que me deixa mais feliz de ter escolhido essa profissão é da chance que terei de tentar ajudar o Meio Ambiente. O Químico tem total responsabilidade de expandir seus conhecimentos, na área de Desenvolvimento Sustentável, para melhorar a qualidade de vida de todos nós.

Fisioterapia

Luana Andrade
21 Anos

Tive em mente três anos antes dos 18 anos que a profissão da minha vida era ser comissária de voo e estava tudo certo, até entrar no curso e ver que a realidade era outro. Resolvi largar o sonho e escolher algum curso, fui por eliminatórias, e a área da saúde foi a que mais me pareceu interessante, pensei em algo que não envolvesse sangue, e por algum motivo a fisioterapia me chamou atenção, eu mal conhecia a profissão,a e não fazia ideia da paixão que teria logo que entrei pro curso. 

Estou no segundo ano da faculdade e simplesmente não me vejo fazendo outra coisa futuramente! Essa coisa de contato direto com o paciente, da utilização das mãos como instrumento de trabalho, dos recursos da natureza como método terapêutico, tornar uma pessoa funcional e a reabilitação em si são incríveis. Como sempre quis encontrar o trabalho da minha vida, a fisioterapia me mostra isso a cada período. Sem contar que hoje sou outra pessoa, tenho compaixão pelas pessoas, uma vontade enorme de fazer sempre trabalhos voluntários e sem contar estágios que a faculdade proporciona me fazem me sentir uma pessoa melhor. Mesmo por ter começado a faculdade com 20 anos não me arrependo, hoje tenho maturidade para enxergar o que eu quero para a vida. O melhor da vida é quando ela te surpreende com uma escolha que muda e melhora o rumo da sua história.

Direito

Camila Nabosne
21 Anos

Minha história com o curso é um tanto quanto estranha. Quando eu estava no colégio, estava decidida a fazer publicidade, ai chegou o grande dia da inscrição do vestibular e eu surtei, não tinha mais certeza de nada. É nesse momento que entra a presença da figura mais significativa da história, vulgo meu pai, que pra me agradar disse para eu segui-lo e fazer direito com a argumentação de que era um curso muito bom e que ele ia me ajudar nos trabalhos, no geral da faculdade e em tudo que eu precisasse. Enfim, fui pesquisar sobre o curso, vi que havia muitas áreas, e também vi que havia muitas festas (sim, eu pesquisava os cursos pensando nas festas) e concordei em colocar direito como minha segunda opção, porém, o Papi Soberano ao fazer a minha inscrição colocou direito como primeira opção e adivinha? Sim, passei em direito! 

No começo foi bem difícil, eu chorava todos os dias porque não suportava o curso e também porque o meu pai não me ajudava em nada, pensava sempre em desistir, mas o tempo foi passando, as festas que eu mencionei ficaram mais raras, porque a gente se mata de estudar pra ter, por exemplo, jogos jurídicos uma vez por ano, e no fim eu aprendi a conviver com o direito, sabe? Resumindo, faltam 589 dias pra eu me formar e hoje em dia eu agradeço o meu pai e não me vejo fazendo outro curso, portanto pretendo seguir a carreira de concurseira sofredora pra ser delegada.



Empreendedor e Body Piercer
Ivo Gomes
29 anos

Olá a todos, primeiramente, muito obrigado Jéssica Caroline e Mariana Trindade pela oportunidade!

Eu sou Body Piercer desde 2004 e proprietário do Conquista Tattoo Estúdio desde 2009, fui uma criança que sempre gostava de se comunicar e já trabalhava com 11 anos, nessa idade abri meu primeiro comercio, uma doceria na garagem de casa, mas obvio que por ser muito jovem fechei em alguns meses, pois não sabia administrar, mas gostei daquela sensação, de conversar com as pessoas, cuidar do meu dinheiro e principalmente de não ter chefe, foi ai que percebi que ia trabalhar com pessoas e vendas!

As duas áreas acabam sendo bem parecidas, tanto que uma levou a outra, ambas precisa ser comunicativo, ser uma pessoa disposta e positiva, e sempre estar se atualizando, pois o tempo todo as pessoas mudam seus desejos e gostos, na verdade o correto não é só acompanhar, mas sim também criar tendências, estar sempre a frente para ter um diferencial da concorrência!

Vantagens:

Pode trabalhar mais a vontade, conhecer pessoas novas todos os dias, ficar ouvindo suas musicas favoritas o dia todo, não ter chefe para ficar brigando com você, e no meu caso, amar a profissão, pois não levo meu trabalho como uma obrigação e sim como um prazer diário, e isso é muito importante, pois você vai passar muito tempo da sua vida no trabalho!

Desvantagens:

Você não tem salário fixo, então tem meses que você faz muito dinheiro, mas tem meses que não, e se você não sabe se organizar, vai falir rápido, você sempre tem que estar de bom humor, pois as pessoas precisam e querem ser bem atendidas, não tem férias e você precisa sempre estar estudando e se atualizando!

Duas perguntas bem fáceis para ajudar você a se decidir se vai trabalhar por conta:

1 – Quando você se zanga, você fica bravo por mais que 30 minutos?

2 – Você gasta todo seu dinheiro sem pensar no amanha?

Se você teve um “sim” você ainda pode chegar lá, se teve “sim” nos dois, bem, você não esta apto a ter seu próprio negocio e trabalhar com vendas!

E para finalizar, convido a todos para conhecer os nossos trabalhos do Conquista Tattoo Estúdio, trabalhamos com piercing, tatuagem, cabelo e sobrancelha: Conquista Tatuagem 


Espero que esses meus amigos tenham esclarecido um pouquinho sobre a profissão que vocês gostariam de seguir. Até porque a decisão ''o que gostaria de ser no futuro'' é uma das piores e se você é como eu, ela muda a cada segundo.Faça testes vocacionais por incrível que pareça eles ajudam bastante e não deixe de perguntar e esclarecer dúvidas com alguém que você conheça. 

Todas as fotos utilizadas neste blog são retiradas do Google, We Heart It ou aquivo pessoal. São escolhidas de acordo com o tema da postagem. 

Veja Também:

2 comentários

Formulário de contato